Unidade Bela Vista

Ortopedia | Núcleo de Medicina do Joelho | Medicina do Esporte

Rua Barata Ribeiro, 398 | 3º andar  

Próxima ao Hospital Sírio Libanês

Horário de atendimento: segunda à sexta das 8h às 19h

WHATSAPP 11 94709-4949

Unidade Ipiranga
Ortopedia

Rua Arcipreste Andrade, 727 | conj 145  

Próxima ao metrô Sacomã

Horário de atendimento: segunda à sexta: 8h30 às 17h30

WHATSAPP  11 99476-6398

Unidade Itaim
Ortopedia | Medicina do Esporte

 

Rua Bandeira Paulista, 716 conj 42

Próxima ao Hospital Sírio Libanês Itaim

Horário de atendimento: segunda à sexta: 9h às 18h

WHATSAPP 11 98111-9943

NOVA!

Unidade Vila Mariana
Fisioterapia

 

Rua Vergueiro, 3086 | conj 61 

Próxima ao metrô Vila Mariana

Horário de atendimento: segunda à sexta: 8h às 17h

WHATSAPP  11 96843-5680

Horário de Atendimento
segunda à sexta: 8h às 19h
Itaim . Bela Vista . Vila Mariana . Ipiranga

Resp. Técnico: Dr. Pedro Baches Jorge  CRM 117.484

  • Branca Ícone Instagram
  • White Facebook Icon
  • White YouTube Icon

Retorno ao esporte após cirurgia de prótese de joelho

Pacientes submetidos à artroplastia total do joelho (colocação de prótese de joelho) podem ter dúvidas quanto ao retorno às atividades esportivas. Qual o tipo de esporte recomendado? Quanto tempo depois da cirurgia o retorno ao esporte é possível? O nível de atividade física poderá permanecer o mesmo? Vamos esclarecer estas dúvidas.

 

Artroplastia total do joelho

 

A artroplastia total do joelho é um procedimento de sucesso no tratamento das alterações degenerativas do joelho e apresenta uma demanda crescente em todo o mundo devido ao envelhecimento da população e à necessidade de preservar a qualidade de vida dos indivíduos.

 

A cirurgia restabelece a forma e o alinhamento da articulação, devolvendo a estabilidade e a mobilidade, além de reduzir a dor e melhorar a função e qualidade de vida do paciente.

 

A ampla divulgação do sucesso clínico da substituição total da articulação dolorosa trouxe um aumento considerável da demanda e das expectativas dos pacientes a respeito deste procedimento. A evolução da técnica cirúrgica e a qualidade do material de implante colaboraram para o aumento do interesse. Muitos pacientes não só almejam a eliminação da dor, como também desejam praticar atividades físicas no pós-operatório, seja recreacional ou até mesmo competitiva.

 

 

Retorno ao esporte após a cirurgia

 

Não há ainda um consenso entre os cirurgiões de joelho em relação à permissão ou recomendação da prática esportiva após a cirurgia.


Contudo, estudos mostram que a maioria dos pacientes que participou de alguma atividade física regular antes da artroplastia total de joelho retornou à prática esportiva após a cirurgia, sendo mais comuns os esportes recreacionais de baixo impacto como caminhada, esportes aquáticos, golfe, bicicleta estacionária, entre outros. Foi possível observar que o nível de atividade física não depende da dor e dos sintomas pós-operatórios, mas da satisfação com a cirurgia, motivação e capacidade funcional dos indivíduos.

 

É preciso que se considere o nível de atividade prévio à cirurgia. Assim, o retorno ao esporte após a colocação de prótese de joelho não só é possível, como é recomendado em níveis recreativos, e um paciente colaborativo, instruído e com preparo adequado de condicionamento físico pode melhorar tanto a nível funcional e cardiovascular quanto psicológico, com melhora da autoestima e da qualidade de vida.

 

 

Dr. Pedro Baches (CRM 117.484) é o coordenador do Núcleo de Medicina do Joelho da Clínica SOU. Junto aos médicos do Grupo de Trauma do Esporte – Departamento de Ortopedia e Traumatologia da Irmandade de Misericórdia da Santa Casa de São Paulo, publicou este conteúdo nos Artigos de Revisão Sistemática - RETORNO AO ESPORTE APÓS ARTROPLASTIA TOTAL DO JOELHO: REVISÃO SISTEMÁTICA. 

 

 

  • Mestre e Doutorando em Ortopedia pela Santa Casa de São Paulo

  • Especializado em Cirurgia do Joelho, Medicina Esportiva e Artroscopia

  • Membro do corpo clínico do Hospital Sírio Libanês

  • Membro fundador do Núcleo de Medicina do Esporte do Hospital Sírio Libanês

  • Membro do Grupo de Trauma Esportivo da Santa Casa de São Paulo

  • Diretor científico da Sociedade Brasileira de Artroscopia e Trauma do Esporte 

  • Membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia do Joelho 

Share on Facebook
Please reload

Artigos relacionados:

Please reload