Unidade Bela Vista

Ortopedia | Núcleo de Medicina do Joelho | Medicina do Esporte

Rua Barata Ribeiro, 398 | 3º andar  

Próxima ao Hospital Sírio Libanês

Horário de atendimento: segunda à sexta das 8h às 19h

WHATSAPP 11 94709-4949

Unidade Ipiranga
Ortopedia

Rua Arcipreste Andrade, 727 | conj 145  

Próxima ao metrô Sacomã

Horário de atendimento: segunda à sexta: 8h30 às 17h30

WHATSAPP  11 99476-6398

Unidade Itaim
Ortopedia | Medicina do Esporte

 

Rua Bandeira Paulista, 716 conj 42

Próxima ao Hospital Sírio Libanês Itaim

Horário de atendimento: segunda à sexta: 9h às 18h

WHATSAPP 11 98111-9943

NOVA!

Unidade Vila Mariana
Fisioterapia

 

Rua Vergueiro, 3086 | conj 61 

Próxima ao metrô Vila Mariana

Horário de atendimento: segunda à sexta: 8h às 17h

WHATSAPP  11 96843-5680

Horário de Atendimento
segunda à sexta: 8h às 19h
Itaim . Bela Vista . Vila Mariana . Ipiranga

Resp. Técnico: Dr. Pedro Baches Jorge  CRM 117.484

  • Branca Ícone Instagram
  • White Facebook Icon
  • White YouTube Icon

Lesões em acidentes com Patinetes elétricos

Quem mora em São Paulo e frequenta a região da Paulista, do Itaim e outras áreas movimentadas, já está acostumado com os patinetes elétricos. O novo meio de transporte é fácil de usar e já caiu no gosto de muita gente, que o utiliza para pequenos deslocamentos, circulando por ruas e calçadas.

 

Rodas pequenas, velocidades que podem chegar a até 20Km/h, pisos irregulares, buracos e usuários com pouca habilidade motora. Estes são os ingredientes de uma receita que termina em lesões causadas por acidentes com patinetes elétricos.

Em maio deste ano, a Prefeitura de São Paulo publicou um decreto provisório com algumas regras. Entre elas está o uso obrigatório do capacete. Já as determinações do Código Brasileiro de Trânsito, não incluem a obrigatoriedade do equipamento para este tipo de veículo.

 

Uma pesquisa realizada entre setembro e novembro de 2018, na cidade de Austin, no Texas, identificou 271 pessoas que sofreram acidentes usando estes patinetes. Uma das conclusões do estudo é que a maioria dos efeitos dos acidentes poderiam ter sido evitados caso o motorista do patinete elétrico estivesse usando um capacete.

 

 

O capacete, no entanto, não faz milagres. Outro estudo feito nos EUA, desta vez em dois pronto-socorros da Califórnia entre setembro de 2017 e agosto de 2018, acompanhou cerca de 250 pessoas envolvidas em acidentes com este tipo de veículo.

Esta pesquisa mostrou que as lesões mais comuns foram na cabeça (40% dos casos), mas que o cardápio é muito mais extenso: fratura de ossos (32%); cortes ou contusões sem fraturas (28%). Entre os acidentados, 6% tiveram lesões graves que exigiram internação.

 

No Brasil ainda não há números confiáveis. Os primeiros acidentes registrados aconteceram em janeiro deste ano: uma condutora caiu e se machucou e, no outro acidente, um pedestre foi atingido.

 

Tanto no uso de patinetes, como na prática esportiva, a prevenção é valiosa para minimizar os riscos. Ao circular com patinetes, a atenção, o uso de equipamentos de segurança e a velocidade compatível com o lugar atendem este cuidado. Na prática esportiva é necessário preparar o corpo por meio de exercícios de fortalecimento, observar a mecânica correta para o exercício escolhido e respeitar seus limites.

 

Quando uma lesão se instala, a recuperação é vital. É comum que uma lesão negligenciada ou mal curada gere novas lesões, em um "efeito bola de neve". Por esta razão, qualquer desconforto gerado por um acidente ou ao praticar esportes deve ser examinado por um profissional, como aqueles que compõem o time de médicos especializados da Clínica SOU Ortopedia. Caso a lesão se confirme, a fisioterapia e a obediência às determinações do médico responsável por seu tratamento são o caminho das pedras para uma recuperação definitiva.

Share on Facebook
Please reload

Artigos relacionados:

Please reload