Unidade Bela Vista

Ortopedia | Núcleo de Medicina do Joelho | Medicina do Esporte

Rua Barata Ribeiro, 398 | 3º andar  

Próxima ao Hospital Sírio Libanês

Horário de atendimento: segunda à sexta das 8h às 19h

WHATSAPP 11 94709-4949

Unidade Ipiranga
Ortopedia

Rua Arcipreste Andrade, 727 | conj 145  

Próxima ao metrô Sacomã

Horário de atendimento: segunda à sexta: 8h30 às 17h30

WHATSAPP  11 99476-6398

Unidade Itaim
Ortopedia | Medicina do Esporte

 

Rua Bandeira Paulista, 716 conj 42

Próxima ao Hospital Sírio Libanês Itaim

Horário de atendimento: segunda à sexta: 9h às 18h

WHATSAPP 11 98111-9943

NOVA!

Unidade Vila Mariana
Fisioterapia

 

Rua Vergueiro, 3086 | conj 61 

Próxima ao metrô Vila Mariana

Horário de atendimento: segunda à sexta: 8h às 17h

WHATSAPP  11 96843-5680

Horário de Atendimento
segunda à sexta: 8h às 19h
Itaim . Bela Vista . Vila Mariana . Ipiranga

Resp. Técnico: Dr. Pedro Baches Jorge  CRM 117.484

  • Branca Ícone Instagram
  • White Facebook Icon
  • White YouTube Icon

Dor no ombro pode ser Lesão do Manguito Rotador

O manguito rotador é um grupo de quatro tendões que trabalham em conjunto, localizados em torno da articulação do ombro, essenciais para o seu bom funcionamento. Contribuem com a estabilidade do ombro, deixando-o bem posicionado, e também com o movimento de rotação.

 

A lesão do manguito rotador é a principal causa de dor no ombro. A dor pode se irradiar para o braço e para a escápula, parte de trás do ombro, e costuma piorar à noite e ao elevar os braços. 

 

 

 

A lesão do Manguito Rotador

 

A lesão pode se caracterizar como uma tendinite, que é um quadro inflamatório dos tendões, ou apresentar ruptura (rotura), que pode ser parcial (uma parte do tendão continua ligada ao osso) ou completa/transfixante (quando o tendão se solta totalmente do osso). 

 

Pode acometer um ou mais tendões, pode ter retração pequena, moderada ou grande e os músculos podem estar degenerados ou não.

 

As causas da lesão do Manguito Rotador

 

As causas podem ser diversas. Existem fatores mecânicos, como movimentos repetitivos de extensão com o braço elevado (comuns em pessoas que praticam esportes), presença de esporões, postura inadequada da escápula e fraqueza dos tendões do manguito rotador. Além disso, traumas, fraturas e luxações no ombro ou trações do braço podem favorecer ou agravar o quadro.

 

Também existem fatores biológicos, como a degeneração natural pelo envelhecimento, problemas vasculares e tendinites crônicas. Fatores genéticos têm sido estudados mais recentemente.

 

Como é feito o tratamento

 

As lesões em tendões não cicatrizam sozinhas. Em tendinites e lesões parciais, normalmente é indicado o tratamento conservador com uso de medicamentos e reabilitação, para alívio da dor e recuperação da função. Em lesões completas, o tratamento é cirúrgico na maioria dos casos. A indicação cirúrgica deve ser individualizada e bem discutida com o médico especialista em ombro.

 

Se você sente dor na hora de dormir, com dificuldade de dormir de bruços ou de dormir de lado sobre o braço, procure um especialista em ombro da Clínica SO.U. Ele poderá fazer a avaliação cuidadosa do seu problema, definindo o diagnóstico e indicando o melhor tratamento.

 

Lesão do Manguito Rotador, não é isso que vai parar você.

 

Share on Facebook
Please reload

Artigos relacionados:

Please reload