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Ciclistas: como evitar a Tendinite de Aquiles

O que é o tendão calcâneo

 

Tendão é um tecido fibroso composto por colágeno, que conecta o músculo ao osso, sendo responsável pela transferência de força entre os dois e pelo movimento da articulação. O tendão calcâneo, mais conhecido como tendão de Aquiles, é o mais resistente do corpo humano. Localiza-se no tornozelo, ligando o tríceps sural (panturrilha) ao calcâneo e é um dos responsáveis por saltos e por ficar na ponta dos pés.

 

 

A Tendinite de Aquiles e o ciclismo

 

Na prática do ciclismo, depois do joelho, a articulação mais exigida é o tornozelo. Os movimentos repetitivos e excessivos de pedalar podem causar a Tendinite de Aquiles, uma inflamação aguda do tendão calcâneo. Pedaladas com técnica incorreta, com muita sobrecarga (subidas, pedaladas travadas) e em marchas muito pesadas também podem causar a lesão.

 

Nos casos crônicos e sem tratamento, pode ocorrer o rompimento do tendão, chamado “síndrome da pedrada”, pois é como se o calcanhar tivesse sido atingido por uma pedra. Esses casos são graves e, geralmente, tratados cirurgicamente.

 

Como prevenir a lesão

 

Para prevenção do problema, é indicado que os treinos sejam equilibrados, com aumento gradual da intensidade, obedecendo também o tempo de descanso necessário após o esforço exigido pelo exercício.

 

Além disso, é indispensável manter o correto ajuste da bike: escolha o tamanho de quadro correto para seu tamanho e observe as regulagens e ajustes para seu corpo. É importante realizar exercícios de alongamento e de fortalecimento da musculatura das pernas e também utilizar equipamentos específicos para a prática do esporte.

 

Se você dor durante ou logo após o esforço físico, percebe aumento de volume (edema) na região do calcanhar, limitação dos movimentos ou dificuldade em ficar nas pontas dos pés, procure um dos nossos ortopedistas especialistas em pés e tornozelos.

 

Tendinite de Aquiles, não é isso que vai parar você.

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