Unidade Bela Vista

Ortopedia | Núcleo de Medicina do Joelho | Medicina do Esporte

Rua Barata Ribeiro, 398 | 3º andar  

Próxima ao Hospital Sírio Libanês

Horário de atendimento: segunda à sexta das 8h às 19h

WHATSAPP 11 94709-4949

Unidade Ipiranga
Ortopedia

Rua Arcipreste Andrade, 727 | conj 145  

Próxima ao metrô Sacomã

Horário de atendimento: segunda à sexta: 8h30 às 17h30

WHATSAPP  11 99476-6398

Unidade Itaim
Ortopedia | Medicina do Esporte

 

Rua Bandeira Paulista, 716 conj 42

Próxima ao Hospital Sírio Libanês Itaim

Horário de atendimento: segunda à sexta: 9h às 18h

WHATSAPP 11 98111-9943

NOVA!

Unidade Vila Mariana
Fisioterapia

 

Rua Vergueiro, 3086 | conj 61 

Próxima ao metrô Vila Mariana

Horário de atendimento: segunda à sexta: 8h às 17h

WHATSAPP  11 96843-5680

Horário de Atendimento
segunda à sexta: 8h às 19h
Itaim . Bela Vista . Vila Mariana . Ipiranga

Resp. Técnico: Dr. Pedro Baches Jorge  CRM 117.484

  • Branca Ícone Instagram
  • White Facebook Icon
  • White YouTube Icon

12 dicas para correr sem problemas

Preparação, técnica e respeito aos seus limites formam um tripé que garante o sucesso em qualquer prática esportiva. Estes cuidados ganham ainda mais importância na corrida, uma modalidade acessível, que ganha mais praticantes a cada dia - estima-se que 8 milhões de pessoas tenham o hábito de correr, colocando a modalidade em segundo lugar na preferência de quem se mantem ativo, perdendo apenas para o futebol. Treinar é simples, basta começar, mas esta aparente simplicidade esconde riscos que podem trazer consequências dolorosas para quem não faz o dever de casa.

 

Preparamos uma lista com 12 dicas breves para quem está dando as primeiras passadas. Este material não deve substituir o apoio de profissionais da área. As dicas que selecionamos são apenas um lembrete para destacar a importância de iniciar o exercício pela consciência dos riscos relacionados ao esporte.

 

Leia com atenção e procure técnicos especializados para aproveitar seu treino de forma cada vez mais intensa e satisfatória!

 

 

Consulte um profissional de medicina esportiva
Uma excelente forma de iniciar qualquer prática esportiva é consultar um profissional especializado. Este primeiro contato vai servir para determinar o mal causado pelo sendentarismo e para que você receba orientações para iniciar seus treinamentos.

 

Consulte um nutricionista
Seja para emagrecer, seja para melhorar o desempenho, aquilo que ingerimos é de fundamental importância para atingir nossas metas. Menos peso reduz o impacto nas articulações e também o gasto de energia. O planejamento alimentar pode influenciar seu desempenho e certamente será uma das chaves para aumentar sua satisfação ao praticar o esporte.

 

Durma bem
Noites mal dormidas prejudicam seu ânimo e energia para o dia seguinte, afetam sua recuperação, diminuem a produção do GH, o hormônio do crescimento e afetam também a produção de outros hormônios que controlam sem apetite, fazendo você sentir mais fome (e aumentando o risco de ganho de peso).

 

Procure um treinador especializado
O treino sem orientação é um dos principais fatores causadores de lesões. Um bom treinador pode indicar exercícios preparatórios, corrigir falhas de execução e dosar o volume de treino na semana.

 

Fortaleça o joelho e o quadril
Todo impacto passa pelo seu joelho. Músculos fracos podem sobrecarregar a articulação e levar a lesões em cartilagens e tendões. Outra parte que merece cuidados especiais é o quadril. Músculos fortes na região traz mais estabilidade e evitam erros de postura que prejudicam o joelho.

 

Treine agachamento e saltos
Estes treinos melhoram a estabilidade, fortalecem os joelhos e garantem maior impulso e controle, ações fundamentais para um bom desempenho na corrida.

 

Aumente a cadência da corrida
Uma boa cadência, por norma, consiste em 180 passos por minuto. A quantidade é mais baixa na maioria dos corredores, o que leva a mais tempo em contato com o solo e desperdício de energia para se mover.

 

Evite passadas muito largas
O "Overstanding" é um tipo de corrida com passos exagerados, que leva o pé a tocar o solo com o calcanhar, mantendo o joelho reto (ou quase). Isso leva ao aumento de lesões por sobrecarga.

 

Flexione um pouco os joelhos ao correr
Dobrar ligeiramente os joelhos na fase de aterragem da passada permite melhor trabalho dos músculos e amortecimento do impacto das passadas.

 

Corra mais de duas horas por semana
Parece contraditório, mas esta dose de treino semanal gera músculos mais fortes e melhor condicionamento. Organize seu treino para atingir esta meta e mantenha este número como o mínimo necessário para ter bons resultados.

 

Mude o treino semanalmente
Alterne a quilometragem ou a velocidade para ajudar o organismo a se recuperar de exageros. Ao mudar seu treino, seu corpo recebe novos estímulos e a corrida se torna mais interessante.

 

Não exagere no exercício
Correr faz o joelho trabalhar muito próximo de seus limites fisiológicos, portanto, mantenha seu padrão de treino. A dor após o treino pode ser um alerta de que uma lesão se instalou, fique de olho.

 

Tenha mais de um par de tênis
Trocar de tênis a cada treino evita cargas excessivas na mesma parte do corpo e também facilita o processo de adaptação do tênis.

 

Sempre se recupere de lesões
Uma lesão leva a outra. Ao se machucar, é vital dar tempo para a completa recuperação. Jamais volte ao seu treino habitual se não estiver totalmente recuperado de uma lesão. Caso você esteja sentindo dores ou qualquer tipo de incômodo ao treinar, converse com a gente: a Clínica SOU Ortopedia domina as melhores e mais modernas técnicas no tratamento de lesões no joelho, problemas no ombro e quadril, inflamação nas mãos e nos pés e dores na coluna.

Share on Facebook
Please reload

Artigos relacionados:

Please reload