Unidade Bela Vista

Ortopedia | Núcleo de Medicina do Joelho | Medicina do Esporte

Rua Barata Ribeiro, 398 | 3º andar  

Próxima ao Hospital Sírio Libanês

Horário de atendimento: segunda à sexta das 8h às 19h

WHATSAPP 11 94709-4949

Unidade Ipiranga
Ortopedia

Rua Arcipreste Andrade, 727 | conj 145  

Próxima ao metrô Sacomã

Horário de atendimento: segunda à sexta: 8h30 às 17h30

WHATSAPP  11 99476-6398

Unidade Itaim
Ortopedia | Medicina do Esporte

 

Rua Bandeira Paulista, 716 conj 42

Próxima ao Hospital Sírio Libanês Itaim

Horário de atendimento: segunda à sexta: 9h às 18h

WHATSAPP 11 98111-9943

NOVA!

Unidade Vila Mariana
Fisioterapia

 

Rua Vergueiro, 3086 | conj 61 

Próxima ao metrô Vila Mariana

Horário de atendimento: segunda à sexta: 8h às 17h

WHATSAPP  11 96843-5680

Horário de Atendimento
segunda à sexta: 8h às 19h
Itaim . Bela Vista . Vila Mariana . Ipiranga

Resp. Técnico: Dr. Pedro Baches Jorge  CRM 117.484

  • Branca Ícone Instagram
  • White Facebook Icon
  • White YouTube Icon

COLUNA LOMBAR

As vértebras lombares são as mais envolvidas com dores nas costas porque sustentam a maior parte do peso do corpo e estão sujeitas aos maiores esforços e tensões da coluna vertebral. 

A região lombar é composta de cinco vértebras denominadas L1 a L5.

Vértebras: 

O corpo vertebral é um bloco formado por osso, com a função principal de fornecer apoio estrutural, dando sustentação a todas as estruturas do corpo. 

Os pedículos são duas prolongações arredondadas que se estendem posteriormente, unindo-o às lâminas e facetas. 

As lâminas são duas placas ósseas planas que se estendem desde os pedículos até se unirem fechando o canal vertebral. O istmo vertebral é uma região especial da lâmina situada entre as articulações superior e inferior. Uma fratura ou anomalia congênita no istmo vertebral pode ocasionar a Espondilolistese.

 

Disco Intervertebral

Os discos intervertebrais são estruturas planas e arredondadas, com a circunferência de um anel de tecido resistente, denominado Ânulo Fibroso, e possuem um núcleo gelatinoso, denominado núcleo pulposo. A sua função principal é atuar como amortecedores para a coluna vertebral.

Apesar de serem tão importantes para nossos movimentos, os discos não possuem irrigação própria, e recebem seu suprimento de sangue quando, por meio de movimentos, absorvem nutrientes dos corpos vertebrais – daí a importância de atividades físicas e de alongamentos para o bem estar da coluna.

Facetas Articulares

Cada vértebra possui articulações que conectam com as vértebras localizadas acima e abaixo da mesma. As superfícies das articulações são cobertas por uma cartilagem lisa que permite que estas partes do corpo vertebral deslizem sem atrito.
Na presença de degeneração destas facetas (Artrose / Espondilose) estas podem representar uma importante fonte de dor,

necessitando de tratamento específico.

Ligamento Amarelo

O Ligamento Flavum, ou Ligamento Amarelo é um ligamento forte que conecta as lâminas das vértebras. Ele protege os elementos neurológicos e estabiliza a coluna evitando movimentos excessivos entre os corpos vertebrais. É o ligamento espinhal mais forte e, juntamente com as lâminas, forma a parede posterior do canal medular.

 

Medula espinhal

A medula espinhal forma parte do sistema nervoso central do corpo humano. É uma via neural que transporta sinais elétricos do cérebro para o resto do corpo através de fibras nervosas (nervos). A medula espinhal é uma estrutura muito delicada e importante para todas as atividades  de qualquer pessoa. As compressões medulares levam a danos neurológicos podendo causar dor, alterações de sensibilidade, perda de movimentos ou de força motora.

 

Sacro

É o o osso de forma triangular composto de cinco vértebras fundidas abaixo da região lombar.

O sacro se encaixa como uma cunha entre os dois ossos ilíacos com os quais se mantém unido mediante as articulações sacroilíacas. Muitos problemas situados nas costas se originam no ponto de união entre as regiões lombar e sacra, porque sobre essa região da coluna, recai grande parte das forças proveniente das nossas atividades.
As duas covinhas que muitas  pessoas possuem nas costas (historicamente conhecidas como as “covinhas de Vênus”) são o ponto de união do sacro e dos ossos da bacia, denominado de articulação sacroilíaca.

 

Cóccix

O cóccix é o ponto extremo no fim da coluna vertebral e representa um resquício evolutivo do que seria uma cauda. É originado pela fusão de quatro e, às vezes, de cinco vértebras, e não apresenta uma função importante no nosso organismo.

Hérnia discal volumosa em coluna lombar com hipolordose e degeneração

Artrose Facetária Lombar